Ligas

Ligas

Download Ficha Técnica

Somente com a ficha técnica da Sical, você terá acesso a todas as informações necessárias, especificações e aplicações

Catalogo
Composicao quimica

Apresenta-se uma faixa de valor mínimo e máximo aceitável para cada elemento presente na liga. Há casos em que se apresenta somente o valor máximo, indicado pela abreviação “máx” ao lado do elemento em questão.

Aplicacao

São relacionados os tipos de peças que costumeiramente são feitas com a liga.

Prop mecanicas

Apresentam-se valores para os limites mínimos de resistência a tração e escoamento em kgf/mm² (unidade usada tradicionalmente no Brasil). Também são indicados valores padrões mínimos para alongamento, redução de área e faixa de dureza em Brinell. As propriedades mecânicas correspondem a corpos de prova definidos pela norma ASTM A 370 que são fundidos simultaneamente com as peças. Os valores das propriedades mecânicas indicados são obtidos com os tratamentos térmicos normais de fornecimento.

Equivalencias

São apresentadas equivalências para as normas internacionais mais utilizadas como ASTM, DIN e SAE.

Soldabilidade

É indicado qual o grau de facilidade de soldagem do material e qual eletrodo mais indicado conforme a norma internacional AWS. Se for necessário efetuar o pré-aquecimento da peça antes de iniciar o processo de solda, é indicada a faixa de temperatura apropriada. Os graus de soldabilidade muito bom, bom, moderado e difícil devem ser entendidos como de caráter simplesmente orientativo. A experiência do soldador e uma boa técnica de soldagem são de grande importância na aplicação de uma solda eficaz. Deve ser avaliado caso a caso.

Tratamento termico

É informado qual o tratamento térmico que se aplica no processo usual de fabricação das peças que utilizam esta liga. Porém, sob consulta, a SICAL poderá executar outro tratamento térmico especificado pelo cliente através da curva de temperatura x tempo.

Estrutura predominante

É indicado qual a estrutura predominante na liga.

×